10/04/2024 17h57

Deputado Rafael destaca avanços na área da saúde no Maranhão

Parlamentar disse que o setor tem recebido atenção continuada do governador Carlos Brandão

Agência Assembleia

icone-whatsapp
Agência Assembleia
Deputado Rafael destaca avanços na área da saúde no Maranhão
Deputado Rafael durante aparte na sessão plenária realizada nesta quarta-feira

Em pronunciamento na sessão plenária desta quarta-feira (10), o deputado Rafael (PSB) destacou os avanços na área da saúde no Maranhão, apesar do alto custo da rede para o Executivo Estadual. O parlamentar disse, ainda, que o setor, que tem recebido atenção continuada do governador Carlos Brandão, obedece a uma política descentralizada, que leva aos municípios diversas especialidades médicas, bem como uma importante infraestrutura com leitos de UTI e oferta de exames.  

O deputado destacou que a rede de saúde do Maranhão tem um custeio mensal de R$ 300 milhões e só recebe R$ 46 milhões de contrapartida do Governo Federal. “O Maranhão tem a pior renda per capta do Brasil, mas a nossa rede é uma das maiores do país. Nós temos leitos de UTI em 10 municípios do estado, leitos de UTI neonatal, ressonância magnética, temos hemodinâmica aqui na capital e já fiz uma indicação ao governador do Estado para que coloquemos uma máquina de hemodinâmica também para os pacientes cardiológicos na região leste do estado. Mas nada disso vai se sustentar se nós não debatermos a fundo a questão do subfinanciamento”, destacou Rafael.

O parlamentar ressaltou que, apesar das dificuldades financeiras, o governo estadual tem trabalhado para garantir acesso da população aos serviços de saúde, levando mutirões de cirurgias a diversos municípios, possibilitando acessos a UTI e outras ações, mas que alguns municípios não têm feito sua parte.  

“Tem muitos municípios que estão deixando de fazer cirurgias, não prestam mais atendimento especializado à população, repassando toda a carga da saúde para as costas do governo do Estado, com a alegação de que este tem mais recursos. A União também tem e nem por isso a gente deixa de atender os nossos pacientes”, pontuou o parlamentar.

Ele lembrou, ainda, do caso de Teresina, capital do vizinho estado do Piauí, que atendia muitos pacientes do Maranhão e, também, do Pará, mas que, atualmente, tem sua maior demanda em pacientes provenientes do interior do próprio Piauí. “Eles não tiveram a mesma competência que o governador Flávio Dino e o nosso governo Carlos Brandão para descentralizar dos serviços de saúde”. 

Diante das circunstâncias expostas, o deputado ponderou a necessidade de a Assembleia Legislativa discutir o financiamento da saúde pública no Maranhão, inclusive o aporte do governo federal para a área. “É esse o grande debate. Precisamos voltar a essa discussão e buscar mais recursos para que possamos ter o equilíbrio das contas com o serviço prestado à população”, finalizou o parlamentar.



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA