17/04/2024 12h12

‘Diário da Manhã’ - Professora do IEMA aborda palestra em Harvard e no MIT

Francilma Everton falou sobre apresentação, nos Estados Unidos, de pesquisa sobre empoderamento do aluno negro

Agência Assembleia

icone-whatsapp
Miguel Viegas
‘Diário da Manhã’ - Professora do IEMA aborda palestra em Harvard e no MIT
Professora e socióloga Francilma Everton com o jornalista e apresentador Ronald Segundo

Clique aqui e assista à íntegra da entrevista

A professora do Instituto Tecnológico do Maranhão (IEMA), socióloga Francilma Everton, destacou, em entrevista ao ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta quarta-feira (17), a apresentação de pesquisa sua sobre empoderamento do aluno negro em palestra na Universidade de Harvard e no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), durante o Brazil Conference. Os eventos ocorreram recentemente nos Estados Unidos.

No bate-papo com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, a professora explicou o motivo de sua pesquisa ter sido destaque em Harvard e no MIT, por conta de sua atuação em diversos programas educacionais no Maranhão, causando impactos sociais por meio da educação.

“Participei do programa ‘Intercâmbio Cultural: uma análise entre os quilombos Damásio e Liberdade no Maranhão’, desenvolvido de forma interdisciplinar no Iema Pleno Itaqui-Bacanga. O programa possibilita o empoderamento de diversos alunos negros da instituição, ao compreenderem sua história e origens, além de promover uma troca de experiências sobre suas realidades", detalhou.

Francilma Everton também foi uma das ganhadoras do projeto Impacto Social e contou que participou de painel sobre Políticas e Gestão Pública, representando a diversidade e o potencial do serviço público brasileiro, destacando que diversas personalidades atuam diariamente para a manutenção da democracia no Brasil.

“Coloquei nas redes sociais um resumo de minha apresentação, por ser a realização de um sonho que envolve muita gente aguerrida, como eu, pessoas que não se acomodam e fazem a diferença nas escolas públicas do Maranhão. Agradeço aos amigos, professores e estudantes que estiveram envolvidos nas iniciativas de impacto comigo ao longo desses anos", disse.

Por fim, Francilma Everton revelou que a Brazil Conference de Harvard é um evento organizado por estudantes, pesquisadores e professores brasileiros, com o objetivo de promover encontros transformadores que possam inspirar mudanças positivas no país.



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA