23/04/2024 16h33

CCJ recebe acadêmicos de Direito da Uema

Estudantes foram recebidos por consultores legislativos no Plenarinho e, em seguida, acompanharam toda a reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Alema

Agência Assembleia

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CCJ recebe acadêmicos de Direito da Uema
Acadêmicos de Direito da Uema com os parlamentares na reunião da CCJ desta terça-feira

A reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Assembleia Legislativa do Maranhão (CCJ) desta terça-feira (23) contou com a presença de 30 acadêmicos do Curso de Direito da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), entre calouros e veteranos. 

Primeiramente, os estudantes receberam informações gerais acerca do funcionamento da Casa do Povo no Plenarinho, onde foram recepcionados pelos consultores legislativos Anderson Rocha e Luzenice Macêdo.

Em seguida, eles foram direcionados à Sala das Comissões, onde acompanharam as análises das matérias pelos deputados Neto Evangelista (União Brasil), que é o presidente da CCJ, Fernando Braide (PSD), Yglésio Moyses (PSB), Ariston (PSB), Davi Brandão (PSB), Glalbert Cutrim (PDT), Florêncio Neto (PSB) e Zé Inácio Lula (PT).

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Presidente da CCJ, deputado Neto Evangelista, conversa com os acadêmicos após a reunião da CCJ
Presidente da CCJ, deputado Neto Evangelista, conversa com os acadêmicos após a reunião da CCJ

Os parlamentares analisaram projetos de lei, medidas provisórias e vetos. Entre os projetos, foi analisado o PL 151/2024, de autoria da deputada Cláudia Coutinho (PDT), que estabelece diretrizes para a fixação de sinalizadores que identifiquem a presença de pessoas autistas em quartos ou enfermarias de estabelecimentos hospitalares, em casos de internação. O relator foi o deputado Yglésio Moyses.

Outra matéria analisada foi o PL 159/2024, de autoria do deputado Davi Brandão, que institui o Dia Estadual do Futvôlei, com relatoria do deputado Ariston. 

Os acadêmicos acompanharam todo o processo e, ao término da reunião, agradeceram pela oportunidade. Segundo Anderson Rocha, a Alema costuma receber os cidadãos e, também, estudantes de diversas instituições de ensino para que conheçam as instalações da Casa e como funciona o processo legislativo.

"Para que eles compreendam, por exemplo, o funcionamento das comissões temáticas, visitem o Plenário e os demais setores da Casa, a fim de que tenham uma noção geral da realidade do trabalho dos parlamentares eleitos", disse Anderson Rocha. 

A visita foi uma solicitação do presidente da Liga Acadêmica de Direito Constitucional da Uema, Isaque Freitas. "Nós propomos esta visita para trazer os nossos alunos calouros e introduzi-los nesse lado do Direito que não é tão explorado dentro da universidade e complementar essa formação para torná-los verdadeiros cidadãos, conscientizando-os por meio desse contato mais direto com o processo legislativo", frisou Isaque Freitas. 

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Antes da reunião da CCJ, os acadêmicos foram recebidos por consultores legislativos no Plenarinho
Antes da reunião da CCJ, os acadêmicos foram recebidos por consultores legislativos no Plenarinho

Na opinião da acadêmica Yohana Amaral, vice-presidente da Liga Acadêmica de Direito Constitucional da Uema, a visita foi extremamente enriquecedora. "Programações desse tipo são muito importantes para nós, enquanto universitários, pois sabemos que o poder emana do povo e é exercido em nome dele, mas isso não implica necessariamente no distanciamento de nossos representantes, pois tudo o que é decidido aqui impacta diretamente nas nossas vidas", disse. 

O deputado Neto Evangelista agradeceu a visita dos estudantes e disse que eles acompanharam a reunião em um dia de pauta extensa.

"Reunião extensa e importante com matérias entregues a outras comissões temáticas e ao Plenário da Casa para apreciação dos deputados. E, hoje, de uma forma especial devido à visita dos acadêmicos de Direito da Uema, que foram muito bem-vindos. É sempre importante que a CCJ esteja aberta para receber estudantes das nossas universidades, sobretudo alunos dos cursos de Direito, pois é aqui que tratamos da constitucionalidade e legalidade dos projetos. Aproximar o meio acadêmico do Poder Legislativo é, sem dúvida, dar oportunidade para que eles entendam a gênese  da criação das leis existentes no nosso ordenamento jurídico", finalizou Neto Evangelista. 

 



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